NBR 15575: 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade
  1. blog
  2. NBR 15575: 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade

NBR 15575: 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade

A NBR 15575 é uma norma que trata do desempenho de edificações habitacionais e apresenta características indispensáveis em uma obra para o consumidor.

Seus principais objetivos são prezar por conforto, acessibilidade, higiene, estabilidade, vida útil da construção; além da segurança estrutural e contra incêndios.

Confira, a seguir, quais são as principais exigências da NBR 15575 e como elas se dividem. Além disso, veja também quais os requisitos do usuário relativos a habitabilidade e porque eles são importantes para manter os clientes da sua construtora satisfeitos.

Quais são as exigências da NBR 15575 e como se dividem?

A NBR 15575 empenha-se em atender às exigências dos usuários ao longo dos anos, dando uma grande importância à habitabilidade e qualidade da edificação.

Nela, não é considerada apenas a fase construtiva, mas todo o seu uso. Nesse sentido, todos os participantes do processo de construção, compra e utilização estão inseridos e têm suas responsabilidades, como:

  • Projetistas;
  • Fornecedores de material;
  • Construtores;
  • Incorporadores;
  • Clientes.

Como a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário, tratar das exigências dessa parte interessada é fundamental. Ao todo, existem três grupos de requisitos dos usuários: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

No primeiro, o usuário exige segurança estrutural e contra incêndios no uso e na operação da construção.

Quanto à sustentabilidade, a NBR 15575 abrange a durabilidade, os padrões de manutenção e os impactos ambientais da obra.

Por fim, para a habitabilidade, são sete requisitos do usuário, os quais explicaremos mais detalhadamente no tópico seguinte.

Confira os 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade

As exigências de habitabilidade são responsáveis por manter a satisfação do cliente durante a utilização do imóvel. Elas estão presentes no dia a dia e no convívio entre os proprietários. Veja quais são:

1. Estanqueidade da água

Decorrente da falta de controle da estanqueidade da água, a umidade é uma das maiores fontes de formação de fungos, doenças respiratórias e outras complicações que podem afetar o ambiente.

Além de estar associada a problemas de saúde, ela também está relacionada diretamente à durabilidade da construção, principalmente por conta da corrosão.

A NBR 15575 estabelece critérios de estanqueidade nas seguintes áreas da edificação:

  • Fachadas;
  • Pisos de locais molhados;
  • Coberturas;
  • Instalações hidrossanitárias;
  • Demais elementos da obra que possam estar sujeitos ao uso de água.

As regiões citadas correspondem a lugares molhados, resultando em lâminas d’água durante a utilização; e molháveis, que apenas recebem respingos d’água.Para atender aos requisitos de habitabilidade, é preciso a estanqueidade em todos eles.

2. Desempenho térmico

O desempenho térmico é um fator que influencia no conforto do usuário, nas atividades diárias que ele desempenha e, consequentemente, no seu consumo de energia elétrica.

Ainda que seja possível obter um bom desempenho térmico através de condicionamento artificial, como refrigeração e calefação, a NBR 15575 foca apenas nos critérios em condições naturais de insolação, ventilação e outras.

Para conseguir um desempenho térmico favorável ao usuário, é preciso levar em conta fatores dos usuários e do próprio imóvel, tais como:

  • Número de pessoas;
  • Faixa etária;
  • Condições fisiológicas e psicológicas;
  • Quantidade de mobília;
  • Finalidade do imóvel;
  • Atividades exercidas em seu interior.

Através desse tipo de análise, as características do local da obra e da própria edificação podem ser trabalhadas, garantindo o melhor padrão de habitabilidade na definição de fatores como:

  • Topografia;
  • Temperatura e umidade do ar;
  • Direção e velocidade do evento;
  • Materiais utilizados na obra;
  • Número de pavimentos;
  • Dimensões;
  • Pé-direito;
  • Orientação das fachadas.

No mesmo sentido, medidas para melhorar o desempenho energético e a sustentabilidade podem ser adotadas. A definição precisa do local da obra e sua orientação, por exemplo, para garantir uma melhor utilização da energia solar nas construções.

3. Desempenho acústico

O desempenho acústico é um requisito importante de habitabilidade e um dos mais sensíveis ao usuário no cotidiano.

Para cumprir essa exigência, é preciso evitar os ruídos gerados por fatores externos e que possam influenciar o ambiente interno, como:

  • Barulho feito pela circulação de veículos;
  • Ruídos provenientes de atividades nas áreas comuns do edifício;
  • Música alta;
  • Ruídos sonoros provenientes dos vizinhos;
  • Estabelecimentos na vizinhança.

Faz-se necessária, a adequação de certos componentes da construção, como fachadas, coberturas, entrepisos e paredes para um isolamento acústico eficiente.

Na norma NBR 15575, porém, não são estabelecidos limites para a isolação acústica dentro da própria unidade.

Também não são fixados critérios de máxima intensidade sonora admitida para o repouso noturno (assunto da NBR 10152), e não é abordada a forma de quantificar ruídos externos (tema da NBR 10151).

4. Desempenho lumínico

A NBR 15575 estipula os níveis requeridos para iluminações naturais e artificiais. Assim, englobando as exigências de outra norma – a NBR 5413 -, que foca em iluminações artificiais.

Enquanto a NBR 5413 leva em consideração a iluminação para várias atividades do dia a dia em diferentes tipos de edificações (moradias, escolas, comércio etc), a NBR 15575 apresenta medições para a luz diurna e artificial em edifícios habitacionais.

5. Saúde, higiene e qualidade do ar

A construção habitacional, de acordo com a NBR 15575, deve ter níveis aceitáveis de materiais particulados em suspensão, microrganismos, bactérias e gases tóxicos.

Cada edificação deve prover condições adequadas de salubridade a usuários e dificultar, por meio de estanques, a infiltração e contaminação por insetos e roedores.

No uso da norma, devem ser atendidas as regulamentações da Anvisa, Códigos Sanitários e as demais legislações em vigor.

6. Funcionalidade e acessibilidade

A funcionalidade e acessibilidade da edificação trata dos espaços necessários para uma boa experiência do usuário. A habitabilidade do local deve ser considerada em cada ambiente, com espaços suficientes para mobiliários.

Além dos espaços dos cômodos, também podemos citar fatores como o pé-direito mínimo, que diz respeito à distância livre entre a superfície do piso e a do teto; cores; conceitos; entre outros que influenciam a vivência no local.

Nesse aspecto, é preciso garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais, realizando as adaptações necessárias para lhes proporcionar mais segurança, conforto e dignidade.

Por mais que essa seja uma questão de desempenho de edificações habitacionais previstas na NBR 15575, seus principais parâmetros e requisitos estão previstos na NBR 9050, que trata especificamente sobre o assunto.

7. Conforto tátil e antropodinâmico

Para o conforto tátil, são estabelecidos critérios de desempenho sobre a forma e limites de força necessários para acionamento de trincos, torneiras e outros dispositivos. Esses requisitos levam em conta princípios de ergonomia, como a estatura média das pessoas e a força física passível de ser aplicada por adultos e crianças.

Já para o conforto antropodinâmico, são determinados limites quanto à deformabilidade de pisos, declividade de rampas, velocidade de elevadores, entre outros.

Siga os requisitos habitacionais da NBR 15575 e mantenha os seus clientes satisfeitos!

Com os critérios de habitabilidade mencionados ao longo do artigo, fica clara a importância da NBR 15575 para que as construtoras atendam às principais exigências dos usuários.

Mais do que se adequarem às exigências legais de segurança, ergonomia e habitabilidade, os projetos que atendem a esse tipo de requisitos estão alinhados às tendências do setor e são capazes de se diferenciar.

Além de confortáveis, os novos imóveis devem ser funcionais, contar com planejamento que visa o melhor desempenho das funções e garantir a melhor experiência para quem os habita.

Sendo assim, esses requisitos na construção civil se mostram não apenas importantes para manter a qualidade das construções, mas também para valorizar cada vez mais os proprietários e a sociedade.

Texto produzido pela MOBUSS Construção

compartilhar:

Deixe o seu comentário