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Como Administrar uma Pequena Construtora | MGODOI® Consultoria Empresarial
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Curso

Como Administrar uma Pequena Construtora | MGODOI® Consultoria Empresarial

Conteúdo Programático

Programa “Como Administrar uma Pequena Construtora”

(incluindo a certificação ISO 9.001:2.015 e SiAC:2.012 do PBQP-H)

MGODOI® Consultoria Empresarial

O Programa:

O programa é um projeto que reúne empresas construtoras de médio e pequeno porte em busca da implementação ou renovação de seu modelo de negócio e de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento da competitividade e também a consequente certificação ou atualização de seu sistema de gestão pelas normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2.012 do PBQP-H. O projeto se apoia na gradual transmissão, pelos nossos consultores, de conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão empresarial e na troca de experiências entre os empresários participantes do programa. Nesse ambiente de troca de experiências e conhecimentos qualificados, os resultados aparecem rapidamente e a um custo/benefício do investimento muito interessante para os empresários.

Serão apresentados conceitos, metodologias, ferramentas, normas e diversos exercícios práticos para a fixação dos conhecimentos em seminários feitos em conjunto com as empresas e visitas de acompanhamento e avaliação das empresas participantes. Os conhecimentos serão repassados em duas etapas de seis meses cada uma:

  • A formação de líderes e gerentes;
  • Conceitos e metodologias em gestão empresarial;
  • O risco empresarial;
  • Trabalho em equipe;
  • Gerenciamento e rituais de gestão;
  • Gerenciamento do tempo e eficácia de reuniões;
  • Organização e limpeza, controle da qualidade e de documentos;
  • Conhecimento e aplicação das normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2012 do PBQP-H;
  • Formação em auditorias internas do SGQ pelas normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2012 do PBQP-H;
  • Formação no MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas;
  • Redefinição da estratégia de gestão da empresa;
  • Redefinição do Modelo de Negócio e de gestão;
  • Definição de indicadores de performance;
  • Acompanhamento periódico dos indicadores de performance;
  • Intercâmbio (benchmarking) entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão;
  • Implementação de metodologias de gestão nas principais áreas da empresa: marketing e vendas, produção, pessoas, projetos, finanças e logística.

Metodologia

A metodologia aplicada no projeto foi desenvolvida pela MGODOI® a partir das necessidades das empresas e respectivos empresários de médio e pequeno porte. Ela permitirá que o empresário aplique de imediato o aprendizado de forma a obter resultados rápidos e sustentáveis. O projeto se apoia na gradual e periódica transmissão, pelos nossos consultores e auditores, de conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão empresarial, exercícios práticos nas empresas e na troca de experiências entre os empresários participantes.

Os conhecimentos serão repassados, em seminários, consultorias individuais e auditorias, aos grupos formados de empresas em duas etapas de seis meses cada uma. Os grupos serão formados e de forma planejada e detalhada os seminários, seis para cada etapa, acontecerão com a participação de todas as empresas com a presença de dois representantes de cada uma:

  • Antes do primeiro seminário, será feito um diagnóstico em cada empresa, diagnóstico este que situará o atual estágio da gestão empresarial e o consequente prognóstico que será a base para elaborarmos um plano de ação de melhorias na gestão da empresa;
  • Os seminários serão realizados em grupo de empresas para a capacitação dos profissionais designados por empresa, como multiplicadores internos. São excelentes oportunidades para a troca de experiências e aprendizado organizacional das empresas participantes. Estão previstos seis seminários com duração de quatro horas cada um, contemplando os conhecimentos, exercícios e trocas de experiência entre as empresas;.
  • As tarefas de implantação disponibilizadas em cada seminário serão conduzidas por grupos de trabalho dentro das empresas, que estudarão cada tema em detalhes, de forma a definir as ações a serem tomadas para ajuste e/ou melhoria dos processos e projetos na empresa. A equipe de consultoria da MGODOI®apoiará os grupos de trabalho das empresas na definição das ações assim como no desenvolvimento das tarefas, por meio de reuniões agendadas especificamente conforme a necessidade de cada empresa. Estão previstas visitas técnicas mensais (4 horas/mês) de atendimento individualizado para cada empresa, quando o consultor da MGODOI® poderá orientar os profissionais da empresa em situações específicas ou mesmo participar da difusão dos conceitos nos diversos departamentos envolvidos. Portanto cada empresa terá até 24 (vinte e quatro) horas de consultoria que deverão ser realizadas nas datas previstas no cronograma do grupo de empresas;
  • Após as tarefas de implementação do projeto estarem concluídas, nossa equipe de auditores fará uma auditoria para a constatação de que a empresa poderá ter seu sistema de gestão certificado por um OAC – organismo de Avaliação Credenciado;

 Seminários e seus temas – grupos I e II:calendario curso

Data do primeiro seminário do grupo I:

26 de fevereiro de 2.016

Participantes do programa:

O conteúdo do programa foi desenvolvido para empresas de médio e pequeno porte. Os grupos de empresas serão compostos por 8 a 10 empresas.

Para a participação nos seminários estão previstos até 2 (dois) profissionais a serem selecionados pela empresa, sendo obrigatória a participação de pelo menos um integrante da diretoria que deverá participar de todas os seminários.

Participantes do programa:

O conteúdo do programa foi desenvolvido para empresas de médio e pequeno porte. Os grupos de empresas serão compostos por 8 a 10 empresas.

Para a participação nos seminários estão previstos até 2 (dois) profissionais a serem selecionados pela empresa, sendo obrigatória a participação de pelo menos um integrante da diretoria que deverá participar de todas os seminários.

Carga horária:

  • Para os seminários mensais: 04 (quatro) horas;
  • Para as visitas de consultoria que serão realizadas nas empresas: 04 (quatro) horas por mês;
  • Para a visita de auditoria que será realizada (opcionalmente) antes da certificação pelo OAC – Organismo de Avaliação Credenciado;

Informações do Curso

Instrutor:Marcelo Godoi Mini Currículo:Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG) em 1979; formado em Técnico em Transações Imobiliárias – TTI – EBRAE – Escola Brasileira de Ensino – em 2.005; pós graduado em Engenharia Econômica, Administração Financeira, Análise Transacional, Gerenciamento por Projetos e TQC – Total Quality Control, ministrado pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE) – JAPAN em 1993; auditor líder na norma ISO 9.001/2.008 pelos organismos certificadores: British Standard Institution (BSI) em 1995 e BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.003/2.008; auditor líder na norma ISO 14.001/2.004 pelo organismo certificador BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.011; formado em COACH ( Personal e Executive Coach) pela Sociedade Brasileira de Coach; Marketing Estratégico Aplicado a Preços & Vendas pela Associação Brasileira de Pricing; autor de livro sobre orçamentação de obras para a construção civil; e diversos artigos e publicações sobre o setor de construção civil.Hoje é consultor e dirige a MGODOI ® Consultoria Empresarial Ltda. Contato:Lorraine Daiana - (31) 3267-0385 Mais informações:administrativofinanceiro@mgodoi.com.br

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