Curso
Como Administrar uma Pequena Construtora
Conteúdo Programático
PROGRAMA “COMO ADMINISTRAR UMA PEQUENA CONSTRUTORA” (INCLUINDO A CERTIFICAÇÃO ISO 9.001:2.015 E SIAC:2.018 DO PBQP-H) MGODOI® CONSULTORIA EMPRESARIAL
O Programa
O programa é um projeto que reúne empresas construtoras de médio e pequeno porte em busca da implementação ou renovação de seu modelo de negócio e de gestão com foco em melhoria de resultados e aumento da competitividade e também a consequente certificação ou atualização de seu sistema de gestão pelas normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2.018 do PBQP-H.
O projeto se apoia na gradual transmissão, pelos nossos consultores, de conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão empresarial e na troca de experiências entre os empresários e gerentes participantes do programa. Nesse ambiente de troca de experiências e conhecimentos qualificados, os resultados aparecem rapidamente e a um custo/benefício do investimento muito interessante para os empresários. Serão apresentados conceitos, metodologias, ferramentas, normas e diversos exercícios práticos para a fixação dos conhecimentos em seminários feitos em conjunto com as empresas e visitas de acompanhamento e avaliação das empresas participantes.
Os conhecimentos serão repassados em duas etapas de 06 (seis) meses cada uma:
Etapa | Ações |
I | Diagnóstico e planejamento do projeto; |
I | Conceitos e metodologias em gestão empresarial – o risco empresarial; |
I | Trabalho em equipe e gerenciamento através dos rituais de gestão; |
I | Gerenciamento do tempo e eficácia de reuniões; |
I | Organização e limpeza, controle: de e da qualidade; e de documentos; |
I | Redefinição da estratégia de gestão da empresa; |
I | Redefinição do Modelo de Negócio e de gestão; |
II | Conhecimento e aplicação das normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2018 do PBQP-H; |
II | Formação em auditorias internas do SGQ para normas ISO 9.001:2.015 e SiAC:2018 do PBQP-H; |
II | Implementação das metodologias de gestão nas duas principais áreas da empresa: financeira e produção; |
II | Auditorias nas empresas com o objetivo de verificação final de implementação de todos os conceitos, ferramentas e metodologias do programa; |
II | Intercâmbio (benchmarking) entre empresas para compartilhamento das melhores práticas de gestão; |
II | Definição de indicadores de performance; |
II | Formação no MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas; |
II | Acompanhamento periódico dos indicadores de performance. |
Metodologia
A metodologia aplicada no projeto foi desenvolvida pela MGODOI® a partir das necessidades das empresas e respectivos empresários de médio e pequeno porte. Ela permitirá que o empresário aplique de imediato o aprendizado de forma a obter resultados rápidos e sustentáveis. O projeto se apoia na gradual e periódica transmissão, pelos nossos consultores e auditores, de conceitos, metodologias e ferramentas para a gestão empresarial, exercícios práticos nas empresas e na troca de experiências entre os empresários participantes.
Os conhecimentos serão repassados, em seminários, consultorias individuais e auditorias, aos grupos formados de empresas em duas etapas de seis meses cada uma. Os grupos serão formados e de forma planejada e detalhada os seminários, acontecerão com a participação de todas as empresas com a presença de 02 (dois) representantes de cada uma:
- Antes do primeiro seminário, será feito um diagnóstico em cada empresa, diagnóstico este que situará o atual estágio da gestão empresarial e o consequente prognóstico que será a base para elaborarmos um plano de ação de melhorias na gestão da empresa;
- Os seminários serão realizados em grupo de empresas para a capacitação dos profissionais designados por empresa, como multiplicadores internos. São excelentes oportunidades para a troca de experiências e aprendizado organizacional das empresas participantes. O número de seminários será definido em conjunto com as empresas participantes;
- As tarefas de implantação dos conceitos e ferramentas, serão disponibilizadas em cada seminário e serão conduzidas por grupos de trabalho dentro das empresas, que estudarão cada tema em detalhes, de forma a definir as ações a serem tomadas para ajuste e/ou melhoria dos processos e projetos na empresa.
- A equipe de consultoria da MGODOI® apoiará os grupos de trabalho das empresas na definição das ações assim como no desenvolvimento das tarefas, por meio de reuniões agendadas especificamente conforme a necessidade de cada empresa.
- Estão previstas visitas técnicas mensais (4 horas/mês)de atendimento individualizado para cada empresa, quando o consultor da MGODOI® poderá orientar os profissionais da empresa em situações específicas ou mesmo participar da difusão dos conceitos nos diversos departamentos envolvidos. Portanto cada empresa terá até 24 (vinte e quatro) horas de consultoria que deverão ser realizadas nas datas previstas no cronograma do grupo de empresas;
- Após as tarefas de implementação do projeto estarem concluídas, nossa equipe de auditores fará uma auditoria para a constatação de que a empresa poderá ter seu sistema de gestão certificado por um OAC – organismo de Avaliação Credenciado;
Participantes do programa
O conteúdo do programa foi desenvolvido para empresas de médio e pequeno porte. Os grupos de empresas serão compostos por 8 a 10 empresas.
Para a participação nos seminários estão previstos até 2 (dois) profissionais a serem selecionados pela empresa, sendo obrigatória a participação de pelo menos um integrante da diretoria que deverá participar de todas os seminários.
Carga horária
- Para os seminários mensais: 04 (quatro) horas;
- Para as visitas de consultoria que serão realizadas nas empresas: 04 (quatro) horas por mês;
- Para a visita de auditoria que será realizada (opcionalmente) antes da certificação pelo OAC – Organismo de Avaliação Credenciado: 04 (quatro) horas;