Eficiência e Eficácia. Você sabe qual é a diferença?
  1. blog
  2. Eficiência e Eficácia. Você sabe qual é a diferença?

Eficiência e Eficácia. Você sabe qual é a diferença?

Se você não sabe, seja honesto consigo mesmo e com a sua equipe, pare por alguns minutos o que você estiver fazendo e discuta isso com ela buscando esta resposta. É de fundamental importância saber esta diferença, pois todos nós temos desejos e objetivos na vida e para realizá-los precisamos primeiro saber qual é a melhor decisão que nos levará ao caminho dos resultados reais.

Alguns exemplos

Perguntei a um amigo se ele sabia qual era a diferença. Não preciso dizer que ele não sabia a diferença, pois não conhecia as palavras no conceito em que estava sendo colocado. De forma simplificada lhe disse que eficiência é “fazer certo as coisas”, é buscar a melhoria como fim. Já a eficácia é “fazer as coisas certas”, é buscar a melhoria como meio de se chegar aos resultados em nossas vidas ou empresas.

Depois de explicado, solicitei alguns exemplos, ocorridos ao longo de sua vida, de pessoas que não souberam aplicar em suas vidas os conceitos de eficiência e eficácia. Logo ele me passou dois exemplos que aconteceram com dois grandes amigos. O primeiro foi de uma pessoa que trabalhou a vida inteira como fazendeiro, de forma a buscar seu sustento. Era um homem muito trabalhador e dedicado. De acordar cedo, inventivo em consertar e fabricar seus próprios equipamentos e ferramentas de trabalho e caprichoso em serviço. Morreu aos setenta e poucos, de doença feia, pobre de dinheiro, mas rico de dignidade.

O segundo sempre teve a fama de preguiçoso, trabalhava pouco, mas sempre conseguiu melhorar em muito a sua poupança. Hoje ele tem seus oitenta e poucos anos, um bom patrimônio e excelente qualidade de vida. Algumas pessoas falam que vive de emprestar dinheiro. Outras que ele continua preguiçoso.

Quando eu estava de conversa com meu amigo sobre este tema, duas amigas dele, de visita, ouviam atentamente e ficaram impressionadas por ainda não terem pensado no assunto. Dissemos a elas que a vida de uma pessoa é construída baseada em ações no seu dia a dia. E o grande diferencial do sucesso está em tomar decisões escolhendo a opção que lhe trará os resultados almejados. Também colocamos que, em se tratando de vida, os resultados alcançados podem ser relativizados, ou seja, o que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra. Logo elas começaram a usar os conceitos em vários exemplos de suas vidas e gostaram tanto, que se comprometeram em tomar várias ações de melhorias em suas vidas.

Os líderes e gerentes

Pode parecer exagero de minha parte, mas se um gerente e sua equipe não sabem esta diferença, como podem eles buscar resultados para a empresa? Veja, a frase – “as pessoas são seu ativo mais importante”, deveria ser entendida como – “as pessoas certas é que são seu ativo mais importante”. Sutil a diferença, mas fundamental na hora de decidir a montar uma equipe de trabalho.

O treinamento para uma equipe de trabalho, deve estar atrelado aos resultados e não ao aperfeiçoamento como fim em si mesmo. Sabe-se, por pesquisa, que o que vemos e não praticamos em um treinamento, caem no esquecimento em poucos meses.

Não existe uma fórmula mágica, o que recomendamos é o pensar e o planejar em nosso processo decisório, buscando sempre a eficiência com eficácia, pois os conceitos são complementares.

Finalizando, as pessoas pensam ou raciocinam pouco no processo de decidir, elas o fazem muito em cima de regras pré-estabelecidas, pré-conceitos, informações genéricas etc. (“achismo”). Esta forma de decidir levam as pessoas, quase sempre, a uma eficiência isolada, gerando desmotivação para a equipe e o que é pior a poucos resultados, sejam eles quais forem.

 

*Marcelo Ribeiro de Godoi

Consultor, Mentor, Conselheiro e Palestrante

CEO da MGODOI Serviços Ltda

Telefone: +55 (31) 99982-9428

e-mail: [email protected]

compartilhar:

Deixe o seu comentário