REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – PARTE III
  1. blog
  2. REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – PARTE III

REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – PARTE III

Trinta dias de autoconhecimento e melhoria contínua – Parte III.

Estamos chegando ao fim dessa jornada de autoconhecimento e esses são os últimos dez dias com reflexões práticas para o seu dia-a-dia, mas a MGODOI e a COACH BH têm planos ainda mais ambiciosos para sua performance. Processos de Coaching Personalizados para alinhar as metas da empresa com as dos funcionários e alavancar a motivação necessária para a alta performance. Converse conosco e faça do ano novo um ano realmente novo.

Dia 21

Procure observar pensamentos que o incomode, como se fossem pensamentos de outra pessoa. Diga a si mesmo que são apenas pensamentos, ou seja, são meros candidatos a se tornarem realidade.  Escreva o pensamento como se fosse uma hipótese. Ex.: “Penso que será desagradável e que ficarei muito ansioso ao me encontrar com o beltrano. ” Será que isso é verdade?  Qual a consequência de aceitar esse pensamento? Esse pensamento pode me deixar ansioso? O que essa ansiedade tem a dizer sobre mim? Ele me leva a qual estado de espírito? E se o substituir por um pensamento do tipo “essa pessoa já me deixou ansioso no passado, mas dessa vez esse encontro será bom” o que acontece?  Posso torná-lo produtivo?

Dia 22

Considerando que você tem necessidades tais como: segurança, estímulo, afeto, reconhecimento, autonomia e sentido, sendo assim, quais as necessidades que você dá mais importância? Hierarquize as cinco principais e diga como você as satisfaz em cada aspecto da sua vida. De zero a dez que nota você da para o seu desempenho em relação ao atendimento dessas necessidades? O que falta para lhe dar nota 10? De que forma você pretende satisfazer suas cinco principais necessidades?

Dia 23

Qual e a sua missão? Qual o sentido de sua vida? Por quais motivos você está disposto a viver? O que você faria se só te restasse este dia? Por que isso é importante? O quanto você tem utilizado seus dons no seu dia-a-dia?  O que você adiou em sua vida por medo? O que te impede de começar isso hoje? Qual é o rumo que você está dando à sua vida? Você está no comando desse rumo ou está esperando a vida te levar? Você quer se tornar a pessoa que deseja ou apenas deixar de ser quem é? Suas metas são congruentes com o seu desejo? Suas metas estão na direção de sua missão?

Dia 24

Pensando na empresa em que você trabalha responda: Que competências seriam as mais importantes para o seu cargo? Quanto dessa competência você acredita que possui? E quanto das competências abaixo você possui? Administração de conflitos, Motivação, Organização, Trabalho em equipe, Relacionamento interpessoal e negociação. Em qual dessas competências você é mais forte?  O que precisa desenvolver?

Dia 25

O que te impediu de alcançar os resultados que gostaria de ter alcançado no ano passado? Quais recursos internos, quais virtudes faltaram para que não os alcançasse? Que nota você dá para o seu nível de decisão, iniciativa, organização, persistência, disciplina e coragem. Está satisfeito com essas notas?

 Dia 26

Liste cinco ações que você vai fazer para alcançar seus objetivos. Preste atenção as crenças que tem enquanto faz essa lista. Observe as crenças que limitam seu progresso. Essas crenças interferem na sua performance.  Performance = Potencial – Interferências.  Que interferências você está permitindo que afetem o seu potencial e sua performance?

Dia 27

Pense sobre sua vida profissional. Imagine-se como um produto. O que você oferece ao mercado? Se a sua oferta estivesse num supermercado ao lado da concorrência, estaria numa posição atraente? Seria fácil de ser encontrada? Estaria em promoção? Teria o prazo de validade por vencer? Teria a imagem e a reputação abaladas? Estaria na sessão errada?  Você acha que seu produto vai se vender sozinho? Tem consumidor que só quer preço baixo. Como você está em relação as centenas de opções que o consumidor de suas competências possui para escolher?

Dia 28

Quais as coisas mais importantes que você já fez na vida? Do que você se orgulha? Como é o seu desempenho na vida pessoal e profissional? Como as pessoas te veem? Como gostaria de ser visto? Como você quer que as pessoas se lembrem de você? O que está fazendo hoje para que isso aconteça? O que estaria escrito na sua lápide e no seu obituário?

Dia 29

A intenção por trás de um comportamento “agressivo” pode ser “proteção. “; por trás do “medo“, “segurança“; por trás da “raiva” pode ser “manter os limites“; a intenção do “Ódio” pode ser “motivar” uma pessoa a agir. Por trás da resistência à mudança a intenção pode ser: reconhecer, honrar ou respeitar o passado ou manter o já conhecido. Quais as intensões positivas por trás dos seus comportamentos indesejados?

Dia 30

Releia todas as respostas a essas perguntas com a cabeça de hoje e procure completar ainda mais o que já foi respondido. O que você conclui sobre você, seus desejos e suas possibilidades? O que conclui sobre sua disposição de se conhecer e de se aprimorar? O que você pensa sobre as seguintes frases: “Qualquer comportamento é a melhor escolha possível naquele momento com os recursos e a visão que tinha naquele momento”.

Rafael Freitas Gonzaga

mudança  Publicitário, pós-graduado em Administração, Coach de carreira, membro fundador e diretor da Abracoaches, coautor do livro Manual completo de coaching, Master Coaching e professor da disciplina Executive Coaching da UNA e da disciplina Personal Branding na PUC-BH.

compartilhar:

Deixe o seu comentário