REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – Parte II.
  1. blog
  2. REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – Parte II.

REFLEXÕES PARA QUEM QUER SE SUPERAR EM 2018 – Parte II.

Trinta dias de autoconhecimento e melhoria contínua – Parte II.

Agora que você já refletiu por 10 dias sobre tantas coisas está pronto para mais essa jornada. Para uma transformação ainda mais profunda consulte a MGODOI sobre a metodologia da Imunidade à mudança.

Dia  11

Propósito é sobre os outros. É algo que encontro para contribuir com o mundo. Tenho algo grandioso a fazer? Meus objetivos se conectam com meu propósito de vida?  O que mais ama fazer no mundo? O que o emociona? O que faria por horas e horas mesmo de graça? Que dons você possui ou as pessoas dizem que você tem? Além da sua ocupação atual o que você acredita que poderia fazer da vida? Quem é você? (não diga o que as circunstancias te fizeram ser) Você está sendo você mesmo, ou o que os outros quiseram que você fosse?  O que você faz? O que sente prazer e é qualificado para fazer? Para quem você faz o que faz? Quem você beneficia com o seu trabalho? O que essas pessoas precisam? Qual transformação você gera nas pessoas? Qual a utilidade que você tem dado para a sua vida? Quem você quer ser no futuro? O que quero para a minha vida? Por que essas coisas são importantes?

Dia 12

Pense em um objetivo que seja muito importante conquistar e que seja mensurável. Seu objetivo é para ir onde você quer ou é para fugir do que está vivendo? Escolha um que vá de encontro ao seu desejo. Faça uma lista com suas forças, qualidades, virtudes que podem viabilizá-lo. Considere suas conquistas, momentos de superação, os quais se surpreendeu com você mesmo. Quais são suas maiores qualidades? Quais são os valores que guiam sua vida? Quais são seus grandes diferenciais? O que você faz de especial? Em quais aspectos você se destaca em relação aos demais?

Dia 13

Quais são as fraquezas que podem te impedir de atingir seus objetivos? Quais atitudes sabotam seu crescimento? Que comportamentos sempre prejudicam você? Que características fazem com que você se sinta desconfortável consigo mesmo?  Você se sente apoiado em seus projetos pelas pessoas que ama? Você se sente motivado e animado para buscar seus objetivos?

Dia 14

Quais as oportunidades você pode criar, a partir de suas forças, que o ajudaria a atingir seu objetivo? Essa pergunta vai revelar novas ações, novos comportamentos e novas atitudes que o conduzirá aos resultados desejados. Existem chances reais de crescer na empresa em que trabalha? Eu possuo qualidades e perfil para ter um negócio próprio? Possuo espírito empreendedor? Sou atento ao mercado e tenho bom networking?

Dia 15

Faça uma lista das ameaças que podem surgir, a partir de suas fraquezas, que podem impedir você de atingir sua meta. Onde suas fraquezas pessoais podem te conduzir caso predominem em seu temperamento e comportamento? Que ações podem neutralizar essas fraquezas? Você domina os conhecimentos necessários para seu crescimento? Você tem atitude empreendedora? Que dificuldades estão presentes, atualmente, em minha vida? Quais aspectos da sua personalidade podem sabotar seus resultados? Quem e o que pode interferir diretamente em seu sucesso pessoal e profissional?

Dia 16

O que a empresa e seus superiores esperam do seu trabalho? Considero minha atividade importante para a empresa? São importantes para minha carreira? Que meta profissional traçou para o próximo ano? Nasci para fazer o que faço? Tenho prazer no que faço? Sua vida profissional é um fardo ou uma satisfação?

Dia 17

Em relação às suas atividades profissionais, você considera que seus conhecimentos, habilidades e atitudes estão em que nível? (baixo, médio, alto) Que ações tem feito para se desenvolver? Se sua vida profissional fosse como dirigir um carro em que marcha você estaria? A que velocidade? Em que direção?

Dia 18

Considerando um objetivo concreto para o seu futuro, o que é preciso eliminar? O que é preciso aumentar? O que é preciso reduzir? O que é preciso criar? Se um gênio lhe concedesse um desejo para o próximo capítulo de sua vida, o que seria?

Dia 19

Que pensamentos me trouxeram até onde me encontro atualmente na vida?  O que houve no passado que não lhe permite estar bem hoje? O que você não tem coragem de falar para ninguém? Como isso te afeta? Como você se percebe? O que uma pessoa que no fundo se percebe como…  merece conquistar na vida?  O que posso fazer de produtivo com tudo isso?

Dia 20

O que você faz automaticamente quando uma emoção indesejada se instala? Você a estuda? Questiona o que ela tem a dizer sobre você?  Ou você tem comportamentos automáticos como amenizar as emoções ou negá-las? Experimente tomar consciência das emoções indesejadas, não se julgue por causa delas, sinta que ela faz parte de você. Procure conhecer quais os seus efeitos, ou seja, a que pensamentos ela está te conduzindo e quais os comportamentos podem surgir por causa dessas emoções.

Rafael Freitas Gonzaga

mudança  Publicitário, pós-graduado em Administração, Coach de carreira, membro fundador e diretor da Abracoaches, coautor do livro Manual completo de coaching, Master Coaching e professor da disciplina Executive Coaching da UNA e da disciplina Personal Branding na PUC-BH.

compartilhar:

Deixe o seu comentário