Qual a importância de escolher produtos certificados para a sua obra?
  1. blog
  2. Qual a importância de escolher produtos certificados para a sua obra?

Qual a importância de escolher produtos certificados para a sua obra?

O programa e seus impactos na construção civil.

O certificado PSQ (Programa Setorial da Qualidade) é a garantia que o consumidor tem de que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) acompanhou e aprovou o processo produtivo do produto que ele está comprado.

Descubra a importância de escolher produtos certificados para a obra e evite preocupações.

O que é o PSQ?

Esse programa tem como objetivos nivelar a qualidade das materiais vendidas em todo território nacional, contribuindo para o aumento da competitividade dos produtos brasileiros e, consequentemente, beneficiando o consumidor final.

Nesse sentido, a ABIMCI atua promovendo ações de normatização, certificação, qualificação profissional, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos.

O selo PSQ certifica que o produto foi produzido de acordo com os padrões de segurança e qualidade estabelecidos pela norma técnica ABNT correspondente.

O certificado PSQ garante que houve auditoria do sistema de gestão da qualidade na empresa fabricante, com a realização de testes físicos e mecânicos validados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), para comprovar a qualidade técnica e o desempenho por ocupação e uso da porta em questão.

Qual é a importância do certificado?

Para o orçamento da obra

Um produto certificado reduz os riscos de manutenção e substituição de materiais defeituosas, reduzindo o desperdício e diminuindo os custos da obra com insumos e mão de obra, ocasionados pela eventual necessidade de retrabalho, como a retirada e instalação de um novo produto.

 Para os profissionais

Ao escolher um material certificado PSQ, os profissionais que fazem a especificação de materiais em projetos da Construção Civil têm certeza de que estão fazendo uma indicação responsável.

Ao especificar um produto com selo PSQ, o profissional está aconselhando uma compra por desempenho e qualidade técnica, garantindo a vida útil do material e a segurança jurídica da obra, já que o produto cumpre as exigências das normas vigente.

Para o consumidor

O selo certificador é a melhor opção para o consumidor fazer uma compra tranquila, sabendo que o produto escolhido corresponde às suas expectativas no que se refere à qualidade, ao desempenho e à durabilidade da porta.

Assim, não é preciso se preocupar com o estresse causado por eventuais inadequações do produto em relação aos esforços mecânicos e ciclos de abertura e fechamento necessários no cotidiano.

Para o usuário

O usuário final de um produto com a certificação PSQ conta com garantias de qualidade fundamentais.

Isso significa mais conforto e segurança ao utilizar um produto que foi amplamente avaliado para os diversos fins, como, por exemplo, isolamento acústico, resistência ao fogo, isolamento as radiações, isolamento térmico, segurança anti-intrusão, acessibilidade e saída de emergência.

A escolha do fornecedor certo pode poupar tempo e dinheiro no processo de seleção e compra de materiais. Contar com uma empresa que fornece produtos com certificação PSQ é uma facilidade para todos os envolvidos no projeto: engenheiros, arquitetos, compradores etc.

E você? Gostou desse artigo sobre a importância de escolher produtos certificados para a obra?

Ainda tem dúvidas sobre as mudanças trazidas pela certificação?  Ligue pra gente para podermos conversar.

 

Leandro Guerra Martins. Engenheiro Civil; Pós-graduado em Análise de Sistemas; Certificado PMP – Project Management Professional; Experiência como Responsável Técnico de obras de edificações Industriais, Residenciais e Comerciais e em Administração Contratual de grandes obras.

compartilhar:

Deixe o seu comentário