Pigmaleão e a profecia autorrealizável
  1. blog
  2. Pigmaleão e a profecia autorrealizável

Pigmaleão e a profecia autorrealizável

Os mitos nos ajudam a entender as relações humanas e guardam em si a chave para o entendimento do mundo e da nossa mente. A mitologia grega, repleta de lendas históricas e contos sobre deuses, deusas, batalhas heroicas e jornadas no mundo subterrâneo, revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Atemporais e eternos, os mitos estão presentes na vida de cada Ser humano, não importa em que tempo ou local. Somos todos deuses e heróis de nossa própria história.

Pigmaleão era um soberano cretense, amante da escultura. Dedicava todo o seu tempo à execução de seu ofício. Indignado com a vulgaridade das mulheres de Chipre no templo destinado a Afrodite, Pigmaleão resolveu viver em celibato e se entregou inteiramente à sua arte. Chegou tão próximo da perfeição que conseguia visualizar as esculturas ainda dentro dos blocos de mármores ou granitos.

Apesar da sua desilusão, Pigmaleão começou a esculpir uma mulher de marfim dando-lhe todos os atributos de beleza, doçura e graça, crendo que assim deveria ser a mulher perfeita. Deu-lhe o nome de Galathea.

A estátua era uma fiel reprodução da deusa Afrodite, que se sentindo ofendida, vingou-se de Pigmaleão, fazendo com que ele se apaixonasse loucamente pela sua própria obra.

Pigmaleão passava dias e noites ao lado de sua amada, imaginando como seria feliz viver ao lado dela. Diante de seu lamento, a deusa do amor Afrodite, se comoveu e a tornou real com o fogo da vida. Galathea se moveu e descendo do pedestal se aproximou do seu criador.

Pigmaleão viu em seus braços aquela mulher, perfeita, que ele mesmo criara.  Ela se tornou sua esposa e tiveram um filho, Paphos, que fundou uma cidade com seu nome.

pigmaleão

 

Hoje é uma encantadora cidade homenageada pelo amor, com suas deslumbrantes praias e belas montanhas. É um destino de sonho para todos os enamorados e amantes.

O mito de Pigmaleão mostra o poder da expectativa sobre o comportamento das pessoas. Tal fenômeno foi denominado “Efeito Pigmaleão” e sob esta ótica, as pessoas tornam-se, de acordo com a imagem que temos delas. Nos relacionamentos de todo tipo, a expectativa que cada um tem em relação ao outro possa exercer uma forte influência e está relacionada ao sucesso ou ao fracasso da relação. A visão que uma pessoa tem em relação à outra acaba determinando uma verdade que a outra passa a demonstrar.

Os seres humanos são obras inacabadas que passam por um processo de aperfeiçoamento através dos relacionamentos que estabelecem no decorrer de suas vidas. Uma pessoa elogiada guarda em si a boa sensação do elogio e sempre buscará essa boa sensação nos seus relacionamentos posteriores. Sua tendência será sempre de buscar encontrar apoio e elogio positivo.

O Efeito Pigmalião foi assim nomeado por Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, destacados psicólogos americanos, que realizaram seu importante estudo sobre como as expectativas dos professores afetam o desempenho dos alunos. Os professores que mantêm uma visão positiva dos alunos certamente estimulam e conseguem que eles consigam bons resultados.

Esse efeito é também chamado de profecia autorrealizável, porque quem faz a profecia é, na verdade, quem a faz acontecer e afeta as relações em todos os campos da vida, conforme documentam os estudos posteriores de Rosenthal.

Na gestão empresarial, a profecia autorrealizável foi apresentada em célebre estudo de Douglas McGregor, mostrando que a expectativa dos líderes e gerentes afeta o desempenho dos colaboradores. Quando o gerente espera e acredita no bom desempenho de seus colaboradores, tende a confirmar suas expectativas. Se esperar um desempenho negativo, com certeza este também será confirmado.

Por outro lado, os colaboradores que têm uma visão positiva de seus líderes apresentam-se desarmados e confiantes. Eles tendem a angariar simpatia ampliando as chances de que seu trabalho e sugestões seja bem avaliados e facilmente aceitos.

Um vendedor que acredita no potencial interesse do cliente apresenta um discurso positivo capaz de transmitir segurança sobre o valor de sua oferta.

O Efeito Pigmaleão encontra também uma abordagem ligada ao marketing pessoal: se você se vê com olhos negativos, destacando suas próprias fraquezas e más qualidades, já se sente autorizado a ser assim, o que limitará suas escolhas e afetará sua autoconfiança.

Finalmente o Efeito de Pigmaleão possui conexões com a ideia da profecia que se auto-realiza:

“você se torna aquilo que pensa ser”.

Conheça mais da MGODOI Consultoria Empresarial:

Seguindo nossas crenças e valores, fazemos cumprir premissas e estratégias que norteiam nossa atuação. Dessa forma, oferecemos produtos e serviços focados em gestão empresarial através da melhor conduta e encantamento no atendimento.

Nossa abordagem, junto aos clientes, , é potencializada com a principal expectativa de que todos nós possuímos um enorme potencial de realizações e competências a serem desenvolvidas. Nossos projetos são sempre planejados e detalhados por uma equipe de consultores mobilizada para iniciar os trabalhos em conjunto com os clientes, de forma prática, com foco em resultados e na transferência de conhecimento para conquista de resultados.

MGODOI ® Consultoria Empresarial – Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1630 – Sala 202 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP 30.170–088
Telefone: (31) 3267-0385
E-mail: [email protected]

compartilhar:

Comentários

1 comentário

  • Maria disse:

    Adorei a analogia, e sei e como sei da importância do elogio, ver as qualidades mesmo que travestida de erros, fundamental para as relações e principalmente para ser humano como indivíduo.
    Parabéns este caminho dos mitos das analogias e exemplo ajudam muito nos entendimentos académicos.
    Bj

Deixe o seu comentário