Novas tecnologias para as empresas – Internet das Coisas (IoT)
  1. blog
  2. Novas tecnologias para as empresas – Internet das Coisas (IoT)

Novas tecnologias para as empresas – Internet das Coisas (IoT)

A algum tempo, listei as inovações que vão impactar nas empresas.

Hoje passarei a detalha-las. Começando com a Internet das Coisas (IoT).

IoT está prestes a causar um impacto muito maior em nossas vidas no trabalho e na cidade, com 85% das empresas implementando ou planejando implementar soluções de IoT.

Soluções de IoT farão todos os nossos utensílios, objetos e dispositivos se conectarem via internet, permitindo uma infinidade de possibilidades e oportunidades.

Esta realidade está acontecendo em todo o mundo, pois já contamos com sensores Iot ao custo de centavos de dólares.

Municípios já estão explorando como as soluções de IoT podem tornar as cidades mais seguras e eficientes, implementando iluminação conectada, sistemas de estacionamento e até mesmo latas de lixo.

A manufatura inteligente ajuda as empresas a aumentar seus níveis de produção enquanto criam produtos de maior qualidade. Cadeias de fornecimento mais inteligentes garantirão que haja mais visibilidade sobre onde estão os produtos e se eles estão na condição correta, até mesmo ajudando a garantir que nossos alimentos sejam mais seguros.

Dispositivos que variam de elevadores a turbinas podem sinalizar quando precisam de manutenção antes de quebrar. A lista continua.

Já contamos com lâmpadas e interruptores conectados. Dentro em breve, a iluminação de sua casa será alimentada e comandada pela internet.

A IoT continuará a causar impacto em todos os setores, incluindo saúde, varejo, agricultura e muito mais.

No entanto, é essencial lidar com o aumento dos riscos de segurança causados pelo conjunto fragmentado de dispositivos conectados, sensores e infraestrutura necessários para permitir soluções de IoT em ambientes empresariais, de consumidores e de cidades.

Não se desestimule pensando que isso é coisa do futuro. É coisa do presente. Somos 7,6 Bilhões de pessoas na planeta Terra e já temos mais de 50 Bilhões de dispositivos conectados, ou seja, mais de 7 dispositivos por pessoa. Existem estudos que acreditam que serão mais 300 Bilhões de dispositivos conectados dentro de 5 anos.

Pense nisso, na hora que for pensar no crescimento de sua empresa.

Leandro Guerra Martins. Engenheiro Civil; Pós-graduado em Análise de Sistemas; Certificado PMP – Project Management Professional; Experiência como Responsável Técnico de obras de edificações Industriais, Residenciais e Comerciais e em Administração Contratual de grandes obras. Incentivador do Desenvolvimento Sustentável.

compartilhar:

Comentários

1 comentário

Deixe o seu comentário