Novas Tecnologias Para a construção civil
  1. blog
  2. Novas Tecnologias Para a construção civil

Novas Tecnologias Para a construção civil

Onde devemos concentrar nossa atenção para não defasarmos da concorrência.

Todo dia recebemos informações de mudanças e inovações.

Novas tecnologias, novas ferramentas, novos conceitos, novas metodologias.

Mas em quais inovações devemos investir nossos recursos para não ficarmos defasados da concorrência?

Recebemos constantemente esta pergunta e resolvemos respondê-la de forma a ajudar nosso clientes a descobrir o futuro da Construção Civil.

Esta é a lista de tecnologias, materiais e metodologias que mudarão os empreendimentos construtivos nos próximos anos e que merecem nossa atenção:

  • Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). Ela tem se mostrado muito eficiente no canteiro de obras, quando usada para rastrear equipamentos e funcionários, conduzir drones e fazer combinações com o business intelligence, coletando dados que podem ser acompanhados em tempo real.
  • Realidade aumentada e virtual: Isso permite que a equipe detecte erros com antecedência. Essas tecnologias também têm o potencial de melhorar a segurança do local de trabalho, ao permitir que os gestores e os trabalhadores chequem as condições sem ter que fazer uma visita pessoalmente e passar por riscos de segurança. O app MeasureKit, por exemplo, permite ao usuário interagir com objetos ou componentes de construção através da tela do smartphone, medindo e até calculando o nivelamento de superfícies.
  • Drones: os veículos aéreos não tripulados podem ser usados para fornecer imagens aéreas do canteiro de obras (inspeção), além de serem úteis para o levantamento topográfico e a construção de modelos 3D de edifícios.
  • Veículos autônomos: Equipamentos de construção civil autônomos podem oferecer ganhos imensos de produtividade, já que são capazes de realizar ações com maior precisão, segurança e ainda dispensam a necessidade de mão-de-obra específica para operá-los.
  • Impressão 3D: a impressão tridimensional é utilizada no desenvolvimento de projetos na área de construção, principalmente no estudo de aproveitamento de materiais recicláveis.
  • Tijolos inteligentes: são tijolos modulares e ecológicos. Eficazes, baratos e sustentáveis, quando feitos com material reciclável.
  • Tinta de absorção solar
  • Concretos permeáveis: Isso permite mais espaço para o escoamento, beneficiando a irrigação do solo.
  • Sensores para os mais diversos tipos de análise: podem ser usados para monitorar equipamentos no canteiro de obras, a fim de prevenir panes, e no controle de situações que afetem a segurança do trabalho.
  • Sistemas informatizados: o uso de estruturas organizadas e coordenadas entre si facilitará o planejamento, a gestão e a integração de projetos, além de promover a especialização na cadeia produtiva (insumos, materiais e serviços).
  • Gestão móvel de projetos: é fundamental manter todas as informações dos projetos ao seu alcance, seja dentro do escritório, no canteiro de obras ou em uma reunião com fornecedores ou empreiteiros.
  • Dispositivos móveis e softwares de gestão: a introdução de dispositivos móveis na rotina do canteiro de obras tende a aumentar nos próximos anos. Com esse recurso, é possível controlar variáveis da construção por meio de dados e, assim, obter menos falhas e maior segurança de informações.
  • Construções modulares: A construção modular ou pré-fabricada tem a capacidade de fazer isso. Além disso, se você utilizando produtos pré-fabricados, como a argamassa estabilizada.
  • Modularização: a fabricação de elementos estruturais fora do canteiro de obras também tende a crescer. Essa forma de construção permite otimizar os processos na construtora e acelerar as etapas do empreendimento.

Ficou interessado?

Procure-nos que ajudaremos a encontrar um caminho no meio deste universo de inovações, tecnologias e gestão.

Leandro Guerra Martins. Engenheiro Civil; Pós-graduado em Análise de Sistemas; Certificado PMP – Project Management Professional; Experiência como Responsável Técnico de obras de edificações Industriais, Residenciais e Comerciais e em Administração Contratual de grandes obras.

compartilhar:

Deixe o seu comentário