Mundo VUCA. Você sabe o que é isso?
  1. blog
  2. Mundo VUCA. Você sabe o que é isso?

Mundo VUCA. Você sabe o que é isso?

O que é VUCA ? O que quer dizer mundo VUCA ?

VUCA é um acrônimo utilizado inicialmente pelo exército americano no final dos anos 80 (aproximadamente 1987) servia para fazer uma análise estratégica dos campos de guerra, que eram ambientes extremamente instáveis e complexos.

Traduzindo:

V = Volatility (Volatilidade)

U = Uncertainty (Incerteza)

C = Complexity (Complexidade)

A = Ambiguity (Ambiguidade)

Mundo VUCA é tudo o que estas 4 letras representam:

Volatilidade: o volume das mudanças e a agilidade com a qual elas têm ocorrido tornam muito difícil prever cenários, como era feito tempos atrás. Estar pronto para lidar com o inesperado é mais importante que investir tempo em planejamentos muito detalhados. Ter clareza do propósito e dos resultados esperados como direcionadores é uma forma mais eficaz de lidar com as mudanças atualmente, pois não existe mais um caminho estruturado para alcançar os objetivos.

Incerteza: apesar da grande disponibilidade de informações atualmente elas não, necessariamente, são úteis para compreender o futuro. Mudanças disruptivas pressupõem novos paradigmas. As soluções de hoje, em geral, não serão aplicáveis aos problemas do futuro. Mesmo que consigamos compreender as relações de causa e efeito de uma mudança, suas consequências são imprevisíveis.

Complexidade: a conectividade e a interdependência são fatores que ampliam a complexidade. Os modelos tradicionais de gerenciamento de riscos e tomada de decisão não são suficientes para lidar com o número de variáveis desses contextos interconectados. Não é possível prever os resultados de ações isoladas, pois elas fazem parte de um sistema complexo.

Ambiguidade: existem muitas formas de interpretar e analisar os contextos complexos. A ambiguidade é essa falta de clareza e concretude. Os impactos de uma transformação disruptiva não podem ser analisados com base no histórico e em experiências anteriores, pois é um novo cenário. Isso dá margem a múltiplas interpretações igualmente pertinentes.

A pandemia associada ao COVID-19 é a verbalização do mundo VUCA em toda sua glória, e a incerteza é o principal aspecto do momento. Profissionais estão lidando com a volatilidade e a enxurrada de mudanças de forma complexa, e para cada dado existem várias análises a serem feitas, é isso, isso é VUCA.

Se planejamento pessoal de 3, 6 ou 10 anos, todas as projeções que o CEO fez em dezembro/2019, as metas estabelecidas pelos times comerciais, o planejamento feito pelos gerentes de projetos e até mesmo o sprint planing pode ficar obsoleto com tudo o que estamos vivendo, mas o que fazer agora?

O que fazer agora?

Será essa a pergunta de 1 milhão de dólares? Penso que não, julgo que a resposta é bem mais valiosa, pois quem a tiver, será o diferenciado, mas estamos no mundo VUCA não se esqueçam. Se balizar no passado para definir novas estratégias pode não ter tanto sentido, mas não deve ser desconsiderado.

Fique a vontade para nos ligar e vamos conversar um pouco, pois afinal de contas este mundo está uma verdadeira “MUVUCA”.

compartilhar:

Deixe o seu comentário