Gestão Sustentável na Construção
  1. blog
  2. Gestão Sustentável na Construção

Gestão Sustentável na Construção

A indústria da construção é uma das mais importantes para o crescimento e desenvolvimento do nosso país, mas reduzir e controlar os impactos causados ao meio ambiente, leva cada vez mais as empresas buscarem novos formatos de construir.

Essa é a proposta da Gestão Sustentável, conjunto de medidas que visa minimizar os impactos no meio ambiente, assim como reduzir a pegada do uso das edificações.

A seguir enumeramos providências essenciais para a sustentabilidade na obra,

1. Evitar consumo excessivo de água e energia

Exatamente por serem imprescindíveis, esses valiosos recursos precisam ser usados com sabedoria e consciência. Uma boa ideia é promover treinamentos para todas as equipes de trabalho, informando sobre as boas práticas para utilização de energia e água.

Cartazes com regras de utilização também podem ser espalhados pelo espaço, assim como estabelecimento de metas e a comunicação dos números de consumo – informando se está acima ou abaixo da média ideal, bem como reforçando a necessidade da economia e comemorando no caso de economia.

Outra sugestão interessante é estabelecer premiações, durante e ao final da obra, no caso de economias significativas.

2. Coleta de resíduos

Mesmo com um bom planejamento – e ele é essencial -, é praticamente impossível impedir que haja sobras de materiais. Por isso, após tomar todas as providências para evitar que isso ocorra, deve-se pensar no correto descarte dos itens sobressalentes.

Crie espaços de coletas, devidamente identificados para cada tipo de material: gesso, metal, papel, alvenaria e concreto, plástico, madeira, etc. Estabeleça, também os procedimentos para recolhimento, estudo de aproveitamento e descarte final – seguindo as orientações de normas reguladoras.

Além disso, crie rotas periódicas para inspecionar cada pedacinho do canteiro de obras e recolher eventuais resíduos que foram descartados indevidamente. Assim, você mantém o local sempre organizado e evita desperdício de materiais.

No caso de produtos químicos, o cuidado com a armazenagem, utilização e descarte deve ser ainda mais rigoroso, evitando contaminação do ambiente e das pessoas.

3. Limpeza constante do canteiro e do entorno

Calçadas e ruas sujas pelas atividades da construção precisam ser devidamente limpas, evitando que resíduos sejam levados pelo vento e causem incômodo aos transeuntes e moradores do entorno da obra.

Pelo mesmo motivo, caminhões com solo, entulho ou brita precisam ser bem protegidos com uma lona e, sempre que possível, devem ser mantidos dentro do canteiro de obras.

4. Cuidados com impacto ambiental

É extremamente importante a instalação de proteção física para impedir que os sedimentos da obra cheguem ao sistema de drenagem pluvial do terreno e das áreas vizinhas.

Também é papel da gestão ambiental, a proteção de encostas, aterros e taludes expostos em função das atividades da obra, bem como o devido controle de produtos químicos – evitando contaminações e outros desastres ambientais.

5. Aquisição inteligente de materiais

Outra maneira de ter um canteiro de obras sustentável é optando por materiais industrializados que cheguem ao canteiro de obras prontos para serem usados, evitando cortes ou adaptações e, claro, desperdício.

Os corretos cuidados com a gestão ambiental de uma obra é uma obrigação legal e moral de toda empresa.

Além dos benefícios para o meio ambiente, ela também oferece redução de custos e de acidentes, evita desperdício de materiais e ajuda a empresa a construir uma imagem positiva perante o público em geral.

Fonte: CTECentro de Tecnologia de Edificações

compartilhar:

Deixe o seu comentário