GESTÃO DA MUDANÇA ESTRATÉGICA
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GESTÃO DA MUDANÇA ESTRATÉGICA

 

Gestão da mudança estratégica.

A gestão da mudança é um processo com o objetivo de melhorar a eficácia das organizações e das pessoas. Existem diversas condicionantes internas e externas à organização que determinam a necessidade das mudanças, entre as quais podemos citar novas tecnologias disponíveis, pressões do mercado, o momento político, a economia, transformações na sociedade e no meio ambiente, surgimento de novas leis, etc. Em nossa sociedade líquida a única certeza que temos é que tudo está mudando. A gestão da mudança passa por etapas tais como: tomar consciência da necessidade de se mudar, ter o conhecimento e a habilidade necessárias para mudança, ter o desejo de mudar (alterar crenças que ainda o prende aos hábitos antigos), modificar comportamentos e se adaptar. Esse processo tem início com o planejamento estratégico que fará o estudo dessas condicionantes e definições dos rumos e estratégias necessárias à mudança.

Além da necessidade da mudança associada a fatores externos, existe a mudança ligada a fatores internos tais como resultados insatisfatórios, diminuição das vendas, aumento de custos e redução de rentabilidade.

Recentes pesquisas sobre mudança realizadas em Harvard pelo Dr. Robert Kegan e pela Dra. Lisa Lashey  dão conta que temos um componente psicológico que pode ser acessado, compreendido e modificado com a ajuda de um coach. Isso se dá em paralelo à implementação do planejamento estratégico, pois à medida em que as mudanças vão sendo implementadas vão surgindo resistências que precisam ser corrigidas. Essas resistências revelam a ambiguidade que existe entre uma parte de nós que quer a mudança e a parte que ainda está presa aos ganhos da forma anterior de funcionar.

Entre os fatores de sucesso para que as mudanças ocorram estão a força de vontade e a agilidade emocional que podem ser treinadas. Para que a mudança tenha a constância e a direção necessária é preciso apoiar os indivíduos e as organizações. Esse trabalho exige a presença de um coach especializado para que a organização aprenda a mudar de forma mais rápida e eficaz, a fim de potencializar sua competitividade e sobreviver num mercado cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.

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