Descontrole financeiro – Como evitá-lo?
  1. blog
  2. Descontrole financeiro – Como evitá-lo?

Descontrole financeiro – Como evitá-lo?

Como sua gestão financeira pode acompanhar a indústria 4.0.

A gestão financeira da sua empresa causa dor de cabeça? Você não sabe o que precisa fazer para minimizar isso?

Se sua resposta foi sim, respira e fique calmo, esse texto vai ajudá-lo.

Afinal, o que é gestão financeira? Antes de responder essa pergunta vamos começar explicando o que foi essa gestão no passado. Tudo evolui com o tempo e com as finanças das empresas não foi diferente.

A gestão financeira emergiu como um campo distinto de estudo na virada do século XX, não sendo considerada como uma função gerencial e estava mais direcionada para o ponto de vista dos banqueiros e investidores externos. Apenas depois da década de 50 que o escopo se ampliou e passou a ter uma abordagem mais analítica e quantitativa, buscando a utilização efetiva dos recursos necessários para operações eficientes.

Como está a Gestão financeira hoje em meio às indústrias 4.0 e 5.0?

Primeiro é necessário esclarecer que a indústria 4.0 é um terno usado para referir a uma fase da revolução industrial que tem como cerne a interconectividade, automação, aprendizado de máquina e dados em tempo real. Já a indústria 5.0 caminha em direção a interfaces homem-máquina mais avançadas, com seres humanos trabalhando ao lado de equipamentos e conectados a fábricas inteligentes por meio de dispositivos.

E porque isso é importante? Porque a forma como a indústria opera impacta todo o mercado, em todos os seguimentos, alterando a forma de empreender e fazer negócio.

O rápido desenvolvimento de tecnologias digitais tem assustado muitos empreendedores, mas temos certeza de duas coisas: a primeira é que as mudanças vieram para ficar e a segunda é que é um caminho sem volta.

Relatórios financeiros claros e oportunos continuam a se tornar cada vez mais críticos para as corporações, lançando um continuo desafio para o setor financeiro: apresentar números confiáveis, em tempo real e rapidamente.

Se a gestão financeira da sua empresa ainda possui tecnologia do passado, uma montanha de planilhas e profissionais não tão qualificados, se prepare, muitas alterações deverão ser feitas para que sua empresa consiga nadar no mar das mudanças da indústria 4.0. Mas cabe lembrar que as planilhas não irão desparecer, mas é necessário entender quando usa-las e quando mitigar seu uso é essencial.

É hora de automatizar o máximo possível os processos financeiros!

Os negócios modernos exigem que todas as áreas da empresa sejam voltadas para o futuro e sejam estratégicas, portanto a automação do seu financeiro não é mais uma opção.

 

Agora você deve estar pensando, Socorro! Por onde eu começo essa mudança?

Pensando nisso segue um passo a passo para orienta-lo nesse processo.

Passo 1 – Desenhe todos os seus processos financeiros

Passo 2 – Examine todos eles e faça uma lista de desejos de melhoria

Passo 3 –  Desenhe seu futuro

Passo 4 – Melhore e padronize seus processos

Passo 5 – Busque a melhor automatização do mercado que caiba no seu bolso

Passo 6 – Acompanhe a implantação

 

Cabe salientar que a integração das pessoas deve ser feita desde o começo do processo.

E por falar em pessoas, você consegue perceber que o responsável pela sua área financeira precisa ser analista, estrategista, especialista e livre daquelas tarefas operacionais enfadonhas?

Lembre-se que quanto mais tempo gastarem realizando esse tipo de trabalho, menos tempo terão para usar com a estratégia.

A automação é um processo e precisa ser gradual, bem pensado e bem implantado para não criar uma frustração crescente. Por isso é recomendado uma ajuda especializada para minimizar os riscos, economizar tempo e garantir que o impacto estratégico da área financeira aumente melhorando assim a empresa como um todo.

Isabelle Brasil, formada em Ciências Contábeis pela PUC/ 2007, Especialista em Gestão com ênfase em finanças pela Fundação Dom Cabral e em Gestão da Qualidade e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas , Certificada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (CPA-20) e Smart Coaching pelo Instituto Coaching Financeiro.

compartilhar:

Deixe o seu comentário