As mudanças necessárias com a reforma trabalhista
  1. blog
  2. As mudanças necessárias com a reforma trabalhista

As mudanças necessárias com a reforma trabalhista

A nova legislação trabalhista já é uma realidade.

Giordano Adjuto Teixeira

 

A nova legislação trabalhista já é uma realidade que está modificando a todos. Uma vez implantada, não dá para querer que as coisas sejam de outro jeito.

Quando a mudança vem não adianta reclamar do que não gostamos, o que nos resta é nos adaptar, até que a próxima mudança chegue.

Um mundo em transformação

Não é apenas a reforma trabalhista que nos obriga a mudar, a mudança é a regra no mundo do trabalho, das relações e de nossa vida privada.

Enquanto taxistas brigam com os aplicativos, vem aí o carro sem motorista para nos mostrar que precisamos aprender a lidar com a impermanência.

A questão não é brigar com uma ou outra mudança específica, mas brigar com nossa incapacidade de nos adaptarmos.

Vivemos num ambiente onde tudo se transforma e essas transformações ameaçam o que temos, o que sabemos e o que somos. Nossos bens estão relacionados à nossa capacidade de manter-nos em nossos empregos e em ampliar nossos saberes constantemente, pois nossos diplomas tem prazo de validade. Mudanças ameaçam a estabilidade do que somos e geram angústia quanto ao que seremos.

O mundo do trabalho em transformação

No mundo do trabalho as coisas sempre estão mudando, pois estamos em um mundo no qual como nos disse Marx “tudo que é sólido se desmancha no ar”.

Não faz muito tempo as empresas prometiam cuidar das nossas carreiras e nos dar estabilidade, as pessoas eram vistas como recursos humanos e tinham de executar tarefas.

Hoje os trabalhadores são responsáveis por seu destino e têm de cuidar da carreira. Trabalhadores não estão focados apenas em executar tarefas, mas precisam gerar resultados para a empresa.

O que a reforma trabalhista nos traz?

A reforma trabalhista se insere nesse contexto de mudanças permanentes que exigem de nós transformações para nos adaptarmos sob pena de integramos o time de desempregados no pais.

A reforma está transformando a cultura paternalista e protecionista que, historicamente, sempre marcou as decisões da Justiça do Trabalho. As mudanças vão exigir mais diálogo e capacidade de negociação do trabalhador, mas também mais comprometimento com os resultados da empresa que agora pode contar ainda mais com trabalhadores terceirizados.

A questão que as mudanças da modernidade e a reforma trabalhista nos impõe é: como poderemos nos adaptar ao mundo atual do trabalho?

A resposta que a MGODOI dá para essa questão está em um processo de coaching para destravar as mudanças necessárias e desenvolver competências essenciais para o mundo do trabalho na atualidade.

Entre essas competências podemos citar: liderança, motivação, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, negociação, administração de conflitos, criatividade, inovação e etc.

Neste processo de coaching usamos metodologias como a “Imunidade à mudança” para liberar o potencial de desenvolvimento individual e da equipe, frente às mudanças que exigem dos trabalhadores uma postura de mais protagonismo e empreendedorismo.

O objetivo é expandir a consciência do trabalhador para a realização das metas da empresa, ampliando a competência pessoal, a autoconfiança, a empolgação com os resultados e a empregabilidade dos participantes.

Giordano Adjuto Teixeira. Advogado especialista em Direito do Trabalho e Sindical. Graduado em Direito pela UFMG. MBA em Gestão Integrada da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho pela UNIBH. Assessor jurídico do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Minas Gerais (SEAC-MG). Integrante da Comissão de Direito Sindical da OAB/MG. Sócio e palestrante da Methodus Treinamentos Corporativos.

compartilhar:

Deixe o seu comentário