Ações de manutenção garantem a segurança e valorização dos empreendimentos.
  1. blog
  2. Ações de manutenção garantem a segurança e valorização dos empreendimentos.

Ações de manutenção garantem a segurança e valorização dos empreendimentos.

Ações necessárias conforme a norma NBR 15.575-2013

Assim como fazemos a revisão de nosso veículo, a manutenção das edificações é necessária e vem nos lembrar que nenhum empreendimento é eterno. Pelo contrário, tem vida útil e necessita de cuidados para que possamos usufrui-lo e atingir esta vida util. A falta da manutenção, é claro, expõe a edificação a risco de falhas, o que, dependendo da proporção, pode causar de dores de cabeça, desvalorização do imóvel e até tragédias.
A norma NBR 15.575:2013 preconiza a necessidade de manutenção e que ela é de responsabilidade dos moradores, condôminos e do síndico. E também preconiza que as construtoras, projetistas e incorporadoras forneçam o Plano de Manutenção para que a vida útil seja alcançada.

As ações de conservação devem incluir todos equipamentos e áreas em uso do condomínio, além dos pertencentes aos apartamentos. As ações de manutenção são fundamentais para garantir durabilidade e prevenção de qualquer dano futuro. Ao conjunto de serviços que mantêm o empreendimento conservado e todos os seus componentes em pleno funcionamento, dá-se o nome de Manutenção Predial. Podemos dividi-lo em três grupos:

  1. Preditiva, para problemas que possam acontecer;
  2. Preventiva, para problemas que vão acontecer;
  3. Corretiva, para problemas que já aconteceram.

Em quase sua totalidade, os condomínios fazem uso da manutenção preventiva e/ou corretiva e que podem ser feitas por pessoal próprio do condomínio ou terceirizadas com empresas especializadas.

Já as manutenções preditivas são ações tomadas para que todos os equipamentos e áreas estejam disponíveis e agradáveis ao uso. Sua ação é de garantia de funcionamento, atuando antes que necessitemos das manutenções corretivas e antes que detectemos a necessidade das manutenções preventivas.

É preciso ser rigoroso e averiguar cada pequena coisa. Por exemplo, averiguar alguns descolamentos de pintura, como aqueles que vemos bastante nos prédios. Se ocorrer, é necessário verificar a causa, corrigir e recuperar para que não deteriore uma área maior. E isso deve ser feito constantemente.

A própria conservação e os cuidados com o patrimônio já são benefícios em si. O aspecto visual de um prédio bem cuidado gera valorização do imóvel. O contrário só trará prejuízos, como queda de valor no mercado, dificultando a possibilidade de comercialização futura por um bom valor.

 

leandro guerra martinsLeandro Guerra Martins. Engenheiro Civil; Pós-graduado em Análise de Sistemas; Certificado PMP – Project Management Professional; Experiência como Responsável Técnico de obras de edificações Industriais, Residenciais e Comerciais e em Administração Contratual de grandes obras.

compartilhar:

Deixe o seu comentário