Curso
O PROCESSO DO TURNAROUND PARA EMPRESAS CONSTRUTORAS
Objetivos do Curso/Evento
Este curso foi desenvolvido para as empresas de construção civil (construtoras). O curso vai proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos, princípios, metodologias e ferramentas de um processo de Turnaround, capacitando-os no planejamento e implementação do processo em empresas construtoras.
Publico Alvo
Diretores, gerentes e líderes envolvidos com a construção civil (construtoras) e profissionais de diversas áreas e que tenham por objetivo adquirir conhecimentos relacionados ao processo de planejamento e implementação de um processo de Turnaround e como buscar os desejados resultados empresariais.
Conteúdo Programático
COMO IMPLEMENTAR E OBTER RESULTADOS ALEM DO TRADICIONAL MERCADO DA CONSTRUÇÃO CIVIL?
O termo turnaround é do inglês e significa “reviravolta” ou “dar a volta”. As empresas “dão a volta” se reestruturam em situações de crises. Essa reestruturação tem sempre o objetivo de recuperar e melhorar a situação de produzir mais valor conforme sua missão original.
O princípio de “dar a volta” para a recuperação, envolve análises ou diagnósticos da gestão, dos custos, da posição de competitividade para que se possa determinar por que a empresa está em crise e como voltar ao estado de criação de valor.
Essa volta ou TURNAROUND, envolve ações que são estratégicas (de investimento, política ou competitividade e etc) e também operacionais (corte de custos e ativos, ações para aumento de vendas e etc).
Quando as análises e diagnóstico são concluídas, planos estratégicos e de reestruturação ou reorganização são criados. Estes planos podem envolver mudanças, como: reformulação nas estratégias de integração vertical ou horizontal; alteração as estratégias de foco e de segmentação; recomposição nas estratégias de diversificação; modificação nas estratégias de desinvestimentos; novas e reconstrução de alianças estratégicas; entre outras.
O processo de TURNAROUND é orientador para decisões que trazem a renovação com resultados imediatos.
No curso teremos discussões em tópicos:
Conceitos;
As crises e suas causas;
O processo de Turnaround;
A metodologia e diagnóstico;
Case I – Liderança e estratégias;
Case II – Cultura;
Case III – Industria 4.0 e digitalização;
Case IV – Processos – Rateio de custos;
Case V – Processos – Curva da baleia;
Case VI – Processos – Industrialização;
Case VII – Fatores de sucesso e insucesso;
Case VIII – Jornada da transformação.
Informações
Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG) em 1979; formado em Técnico em Transações Imobiliárias – TTI – EBRAE – Escola Brasileira de Ensino – em 2.005; pós graduado em Engenharia Econômica, Administração Financeira, Análise Transacional, Gerenciamento por Projetos e TQC – Total Quality Control, ministrado pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE) – JAPAN em 1993; auditor líder na norma ISO 9.001/2.008 pelos organismos certificadores: British Standard Institution (BSI) em 1995 e BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.003/2.008; auditor líder na norma ISO 14.001/2.004 pelo organismo certificador BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.011; formado em COACH ( Personal e Executive Coach) pela Sociedade Brasileira de Coach; Marketing Estratégico Aplicado a Preços & Vendas pela Associação Brasileira de Pricing; autor de livro sobre orçamentação de obras para a construção civil; e diversos artigos e publicações sobre o setor de construção civil.
Hoje é consultor, instrutor e dirige a MGODOI® Consultoria Empresarial Ltda. Contato:(31) 99982-9428 Mais informações:[email protected]