Implementação do Programa de Participação nos Lucros e Meritocracia
  1. Consultorias
  2. Implementação do Programa de Participação nos Lucros e Meritocracia

Implementação do Programa de Participação nos Lucros e Meritocracia

Como Funciona?

A MGODOI ® Consultoria Empresarial desenvolveu sua metodologia fundamentada no conceito de que a participação será conquistada não sobre os lucros e sim sobre resultados planejados. Os Programas de Participação nos Lucros utilizam como variável os próprios ganhos financeiros da empresa, sendo que via de regra, o valor a distribuir é um percentual sobre o lucro. Desta forma, em período de perda, não há participação nos lucros por parte dos trabalhadores. O Programa de Participação nos Lucros tem caráter mais coletivo. A participação nos resultados, por sua vez, é bastante adequada para melhorar a performance organizacional em diversos aspectos, não só financeiros.

Para tanto é necessário a determinação de metas mensuráveis e que assegurem o cumprimento dos resultados estratégicos planejados. A participação nos lucros pode tanto estimular o desempenho coletivo, como também ser um forte indutor de performance mais individualizada ou por equipes. Para ambas exige-se processos de apuração do lucro (processo contábil estruturado) e resultados (Sistema de Gestão Empresarial) estruturados e confiáveis.

O sucesso ou fracasso de um Programa de Participação nos Lucros ou resultados é determinado pelo envolvimento dos funcionários e executivos da empresa, fator que vai além da atuação de uma lei ou processo implantado. Dividir resultados é conseqüência de decisões descentralizadas e de partilha de poder, mostrando-se fundamental o alinhamento desse processo com a cultura e estratégias da empresa. É necessário então que a empresa possua ou desenvolva uma cultura organizacional compatível, que envolva valores, políticas, diretrizes, estratégias, procedimentos, sistemas de controle e outros processos que sejam coerentes com o foco de maior participação.

A seguir listamos alguns princípios que devem ser levados em conta na implementação do Programa de Participação nos Lucros e Meritocracia:

•    Seguirá as orientações da lei vigente;
•    Será feita em consonância com os resultados positivos da empresa e seus projetos;
•    Será acordada, para os projetos, conforme a obtenção dos resultados que superem as metas estabelecidas no Planejamento;
•    A avaliação será feita buscando a valorização da eficácia e meritocracia;
•    Será baseada nas ferramentas, de apuração de resultados, existentes na empresa, tais como o Sistema de Gestão Empresarial;

A MGODOI ® desenvolveu para a sua metodologia o seguinte roteiro básico para a implementação do Programa de Participação nos Lucros e Meritocracia::

•    Definições de valores, missão, visão, políticas, diretrizes, estratégias, objetivos e metas;
•    Formação de um comitê de funcionários;
•    Desenvolvimento e implantação do PRV;
•    Acompanhamento do programa;
•    Divulgação dos resultados;
•    Pagamento;
•    Melhorias.

MGODOI Consultoria Empresarial – Belo Horizonte

Rua Espírito Santo, 466 – conjunto 1.409 – Centro – 30.160-916 – Belo Horizonte – Minas Gerais
+55 (31) 9 9982-9428. Email: [email protected]