MGODOI Consultoria Empresarial Avaliação feita por Felipe Almeida Safar em . SATEL Safar Terraplenagem Ltda Com as ferramentas e métodos ensinados pela MGODOI, reestruturamos nosso comercial e aumentamos nossa receita Classificação: 5
Programa de Capacitação de Empresas da Construção civil Norma de Desempenho | MGODOI® Consultoria Empresarial
  1. cursos
  2. Programa de Capacitação de Empresas da Construção civil Norma de Desempenho | MGODOI® Consultoria Empresarial

Curso

Programa de Capacitação de Empresas da Construção civil Norma de Desempenho | MGODOI® Consultoria Empresarial

Conteúdo Programático

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

NORMA DE DESEMPENHO – NBR – 15.575

Objetivo:

Em 19/02/2013 a revisão da norma ABNT NBR 15.575-1:2013-Edificações habitacionais — Desempenho,foi publicada pela ABNT e já está sendo efetivamente exigida , com a seguinte configuração.

 

A figura a seguir apresenta o modelo conceitual adotado pela norma:

 

 

Programa de Capacitação de Empresas da Construção civil Norma de Desempenho

 

O CTE – Centro de Tecnologia em Edificações (São Paulo), MGODOI (Belo Horizonte) e SINDUSCON-MG, formaram uma parceria visando promover a discussão, a reflexão e a aplicação prática dos requisitos normativos. Foi então desenvolvido o PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA ATENDIMENTO À NORMA DE DESEMPENHO.

 

Esse programa permitirá à empresa iniciar um processo de adaptação de seus processos de forma a garantir o desempenho adequado de seus produtos e efetivo cumprimento da norma.

 

Conteúdo Programático:

 

Em todo o programa será abordado todas as partes da norma:

  • Parte 1: Requisitos gerais
  • Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais
  • Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos
  • Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas
  • Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas
  • Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários

 

 

Detalhamento das atividades

 

Estrutura do programa

 

Este Programa é aplicável a grupos de empresas com o objetivo de capacitar as suas equipes para a aplicação da NORMA DE DESEMPENHO (ABNT NBR 15.575) aos empreendimentos, projetos e obras por meio de:

 

Oficinas de treinamento

 

  • Atividades de treinamento realizadas em grupo de empresas para a capacitação de profissionais designados como multiplicadores internos. São excelentes oportunidades para a troca de experiências e aprendizado corporativo das empresas participantes.
  • Estão previstas 4 oficinas com duração de 8 horas cada, contemplando os requisitos da norma, as orientações para seu atendimento assim como diretrizes para o atendimento ao SIAC/PBQP-H:2017.
  • O conteúdo de cada oficina está apresentado no quadro a seguir.

 

 

 

 

Obs: A ordem dos assuntos poderá ser alterada a critério do instrutor 
Consultoria em grupo

  • A equipe de consultoria apoiará os trabalhos das empresas, por meio 2 reuniões em grupo de até 3 empresas com 4 horas de duração cada.
  • Tais reuniões têm o objetivo sanar dúvidas específicas dos assuntos já desenvolvidos pelas empresas e serão realizadas nos dias anteriores às oficinas 3 e 4.

 

Avaliação individualizada para construtora

 

  • Será realizada uma visita em uma das obras de cada empresa para avaliação das evidências de atendimento à Norma de desempenho e orientações específicas. Caso a empresa não tenha obras, o atendimento será realizado na sede da empresa com enfoque em orientações específicas.

O CTE disponibilizará via Web as apresentações das oficinas e material de apoio, visando permitir às empresas a efetiva implementação dos conceitos e requisitos normativos abordados e discutidos em cada oficina.

 

Participantes do programa

 

  • O conteúdo do programa foi desenvolvido para empresas construtoras, incorporadoras e projetistas.
  • Cada empresa construtora terá direito a 4 participantes nas oficinas de treinamento.
  • Caso a empresa participante seja um projetista, a inscrição poderá ser realizada individualmente.
  • Os grupos serão compostos por no mínimo 30 participantes.

 

Prazo e cronograma:

 

O Programa tem duração prevista de 6 meses, conforme o cronograma:

 

Atividade 1 2 3 4 5 6
Oficinas de Treinamento OF 1 OF 2 OF 3 OF 4
Consultoria em Grupo CG 1 CG 2
Avaliação individualizada AV

 

Será divulgada uma agenda específica com as datas das oficinas e das consultorias em grupo para cada empresa.

 

Investimento

 

O valor do investimento para cada empresa participante será realizado da seguinte forma:

 

  • Empresas construtoras (oficinas + avaliação individualizada): R$ 8.750,00(oito mil, setecentos e cinquenta reais) por empresa, pagos em 7 parcelas, sendo a primeira na adesão ao grupo e as demais com vencimento mensal.
  • Projetistas (oficinas): R$ 1.850,00 (um mil e oitocentos reais) por pessoa inscrita, pagos em 5 parcelas, sendo a primeira na adesão ao grupo e as demais com vencimento mensal.

 

Esses valores consideram um grupo composto por no mínimo 32 pessoas inscritas. Caso a empresa esteja localizada fora da cidade de Belo Horizonte, ela deverá arcar com os custos de deslocamento do consultor para a realização da avaliação.

 

Neste custo, não está prevista a locação de salas e toda a infraestrutura necessária para a realização das oficinas e das consultorias em grupo.

 

 

 

Instrutora: Márcia Menezes dos Santos – Diretora técnica do CTE

 

Datas previstas de realização dos seminários :

  • Oficina 1: 19/09/2017
  • Oficina 2: 10/10/2017
  • Oficina 3: 7/11/2017
  • Oficina 4: 5/12/2017

 

As consultorias serão agendadas conforme as necessidades das empresas.

 

Local de realização: As oficinas serão realizadas na Sinduscon-MG no horário de 8:00 às 18:00h.

 

UMA IDEIA SOBRE “PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NORMA DE DESEMPENHO | MGODOI® CONSULTORIA EMPRESARIAL”

Informações do Curso

Horário :08:00 as 18:00 Instrutor:Marcelo Godoi – Leandro Guerra Mini Currículo:Marcelo Godoi:

Engenheiro Civil especializado formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG) em 1979; formado em Técnico em Transações Imobiliárias – TTI – EBRAE – Escola Brasileira de Ensino – em 2.005; pós graduado em Engenharia Econômica, Administração Financeira, Análise Transacional, Gerenciamento por Projetos e TQC – Total Quality Control, ministrado pela Union of Japanese Scientists and Engineers (JUSE) – JAPAN em 1993; auditor líder na norma ISO 9.001/2.008 pelos organismos certificadores: British Standard Institution (BSI) em 1995 e BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.003/2.008; auditor líder na norma ISO 14.001/2.004 pelo organismo certificador BVQI – Bureau Veritas Quality International em 2.011; formado em COACH ( Personal e Executive Coach) pela Sociedade Brasileira de Coach; autor de livro sobre orçamentação de obras para a construção civil; e diversos artigos e publicações sobre o setor de construção civil. Hoje é consultor e dirige a MGODOI ® Consultoria Empresarial Ltda.

Leandro Guerra Martins, PMP

Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG) em 1984; Pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de Minas Gerais – (UFMG) em 1987; Certificado PMP – Project Management Professional pelo PMI – Project Management Institute em 2007; Conselheiro do PMI-MG; Experiência como Responsável Técnico de obras de edificações Residenciais e Comerciais; Experiência em Administração Contratual com cursos no IETEC, FGV e Comunidade do conhecimento da ODEBRECHT.Hoje trabalha como consultor na MGODOI Consultoria Empresarial Ltda.
Contato:Lorraine Daiana - (31) 3267-0385 Mais informações:administrativofinanceiro@mgodoi.com.br

Inscreva-se