Turnaround
O processo de TURNAROUND (Ou Reestruturação de empresas) é orientador para decisões que trazem renovação com resultados imediatos.
“Não são as espécimes mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis às mudanças.” Charles Darwin
O termo turnaround vem do inglês e significa “reviravolta” ou “dar a volta”.
As empresas “dão a volta” se reestruturando em situações de crises, tais como no crescimento, na estagnação ou no declínio.
Essa ação de reestruturação tem sempre o objetivo de recuperar e melhorar a situação, de produzir valor conforme sua missão ou propósito empresarial ou organizacional originais.
As ações do TURNAROUND ou reestruturação são estratégicas (de investimento, política ou competitividade, etc.) e operacionais (corte de custos e ativos, ações para aumento de vendas, etc.).
O princípio de “dar a volta” para a recuperação envolve análises da gestão, dos custos, da posição de competitividade, etc., para que se possa determinar por que a empresa está em crise e como voltar ao estado de criação (recriação) de valor conforme sua missão, propósito empresarial ou organizacional originais.
Quando as análises e diagnóstico são concluídas, planos estratégicos e de reestruturação ou reorganização são criados.
Estes planos podem envolver:
- Mudanças, como reformulaçãonas estratégias de integração vertical ou horizontal;
- Alteraçãonas estratégias de foco e de segmentação;
- Recomposiçãonas estratégias de diversificação;
- Modificaçãonas estratégias de desinvestimentos;
- Novas e reconstruçãode alianças estratégicas;
- entre outras.
O processo de TURNAROUND é orientador para decisões que trazem renovação com resultados imediatos!!!!!!!
Ronaldo Picorelli Lima Filho, economista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Deixe o seu comentário