Gestão da Carreira
A carreira se difere de emprego, sendo que, carreira é um processo que leva tempo para se construir e está relacionada a uma série de fatores como certeza do que se quer para si, planejamento, dedicação, entusiasmo, engajamento e atualização profissional. Antigamente as organizações se envolviam nesse processo, mas atualmente o indivíduo precisa se responsabilizar por sua carreira, o que envolve planejamento e gestão. Ao se falar sobre carreira, faz-se necessário diferenciá-la de emprego. Apesar de parecerem sinônimos, são atividades distintas. Emprego é uma atividade profissional que gera recursos financeiros a cada período de tempo. Carreira é um conjunto de decisões que o empregado toma ao longo de sua vida profissional. Carreira são as ações que se toma com vistas ao futuro desejado.
O emprego depende, prioritariamente, das decisões da empresa e carreira se forma através das decisões pessoais. Tem-se que emprego é uma situação temporária, subordinada à obediência das ordens da instituição que se trabalha; a carreira é uma preparação contínua para o próximo emprego. A carreira precisa estar associada à ideia de empregabilidade – capacidade de adequação do profissional às novas tendências do mercado.
A Gestão de carreira possui como principais objetivos desenvolver pessoas com base em suas habilidades, evitar a estagnação de colaboradores e a criação de um clima satisfatório que realmente traga resultados. Nesse processo é preciso se estabelecer metas e planos de execução, além de acompanhar e revisar o desenvolvimento das ações. Em última instância, gerir sua carreira é saber fazer as escolhas certas. Quando a gestão de carreira está atrelada ao coaching, o desenvolvimento é mais rápido e duradouro.
Deixe o seu comentário