Sistemas de Gestão ou Administração para Contratos com clientes e fornecedores | MGODOI® Consultoria Empresarial

Implementação de Sistemas de Gestão ou Administração para Contratos com clientes e fornecedores:

Todo o negócio baseia-se na existência de um contrato em que as partes estabelecem e fundamentam o enquadramento da relação do negócio a ser feito.

Sendo o contrato a base da relação entre as empresas:

  • Quantas fazem, conhecem ou acompanham devidamente seus contratos?
  • Porque colocam tanto esforço na sua negociação e tão pouco na sua gestão?
  • Sendo tão importantes para elas, porque é que estas não dispõem de mecanismos eficazes para o seu controle e acompanhamento?

Os contratos são o reflexo de qualquer negócio, eles representam o que as empresas decidiram comprar e vender. Existe um velho ditado que afirma “Se não conheces os teus contratos, não conheces o teu negócio”. Todos sabemos que a execução de um contrato, sem o prévio estabelecimento de seus mecanismos de controlo e acompanhamento, levará muitas vezes ao descumprimento dos objetivos planejados, significando perdas de receitas e oportunidades, custos excessivos e desgastes entre as partes.

Então, porque é que a empresa muitas vezes ignoram seus contratos?

A competência e o empenho com que os executivos escrevem, negociam, pactuam, executam e acompanham seus contratos, são um grande determinante do sucesso da empresa. Pode dizer-se que uma empresa que não gere eficazmente os seus contratos apresenta “lapsos de memória”. Estes “lapsos” podem representar a existência de falhas em vários níveis a empresa. Muitas vezes acontece também de o executivo, que originalmente preparou e negociou o contrato, já não se encontra mais na empresa ou função.

Mas, como é que os contratos podem ser geridos ou administrados de forma eficaz?

A metodologia desenvolvida pela MGODOI ® para implementação de Sistemas de Gestão ou Administração para Contratos com clientes e fornecedores:

  • Inicialmente iremos trabalhar a competência e empenho dos executivos, agindo de forma a proporcionar o conhecimento e desenvolvimento dos mesmos.
  • Em seguida, desenvolveremos e implementaremos um sistema padronizado e organizado por modelagem, automatização e mecanismos para a gestão das rotinas e causas-raízes das inobservâncias contratuais. Esse sistema automatizado gera informações, durante a execução do contrato, que subsidiam o processo de tomada de decisão, tornando assim mais flexível, de fácil armazenagem e acesso aos dados, permitindo uma gestão completa das etapas dos eventos contratuais, gerando segurança e mitigando os riscos. Normalmente, os contratos são mal geridos pela falta deste Sistema de Informação de Gestão para Contratos;

Mas, como implementar um Sistema de Gestão ou Administração para Contratos?

Desta forma, a empresa deve contar com a MGODOI ® para implementar as seguintes estratégias de:

  • Estar sempre vocacionada a dar suporte e controlar a capacidade e a realização desde a elaboração do projeto e suas especificações até a execução de auditorias de performance ou de conclusão e a entrega;
  • Implementar um Sistema de Informação de Gestão ou Administração para Contratos; e
  • Definir e implementar a gestão dos riscos de cada contrato.

A nossa experiência mostra que não é preciso que uma empresa tenha muitos contratos para que a implementação de um Sistemas de Gestão ou Administração para Contratos possa proporcionar grande retorno do investimento. Muitas vezes, na gestão otimizada de um único contrato, consegue-se o retorno sobre os valores investidos na implementação de um Sistema de Gestão ou Administração para Contratos.

Entre em contato:

MGODOI Consultoria Empresarial – Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1630 – Sala 202 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP 30.170–081
(31) 3267-0385  –  mgodoi@mgodoi.com.br