Sistema de Gestão Integrado – SGI | MGODOI® Consultoria Empresarial

O que é Sistema de Gestão?

Existem na empresa as informações e elas são tudo. Mas para provê-las é necessário existir um conjunto automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir as informações para todos os usuários deste Sistema envolvido. Um Sistema de Gestão deste tipo poder ser usado então para prover informações quaisquer que seja o uso feito.

Os principais Sistemas de Gestão: gestão, operacional, venda, distribuição, controle materiais, econômico-financeiro, recursos humanos e outros.

Um Sistema de Gestão são várias partes trabalhando juntas: as pessoas que participam das informações da empresa; as estruturas da empresa (circuitos de informação e documentos) e as tecnologias de informação e de comunicação, visando um objetivo comum. Esse objetivo é o fluxo mais confiável e menos burocrático dos dados, informações e conhecimentos, possibilitando: acesso rápido; integridade e veracidade; e garantia de segurança de acesso.

O Sistema de Gestão surgiu antes mesmo da informática. Antes dos computadores, as empresas já se baseavam em técnicas de arquivamento e recuperação de informações. Existia a figura do “arquivador”, a pessoa responsável em organizar, registrar, catalogar e recuperar as informações quando necessário.

Esse método exigia um grande esforço para manter as informações atualizadas e também para acessá-las. As informações em papel não possibilitavam o cruzamento de informações e analise de dados. Por exemplo, a atualização do inventário de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a probabilidade de erros.

Isso tudo leva a um grande volume informações que geram uma complexidade de processamento. Como complexidade gera custos e aumenta os riscos, com o advento da informática todo o Sistema de Gestão pode ser informatizado.

Dentro de um Sistema de Gestão, há diversos aspectos que devem ser observados em relação às informações como, por exemplo: a criação (coleta); a comunicação (transmissão); o tratamento (interpretação); a memorização (arquivamento). É muito importante que a empresa controle “politicamente” para definir que informações serão utilizadas e “logisticamente” para definir como obter as informações.

Tipos de Sistemas de Gestão?

Os principais tipos de Sistemas: Sistema de Informação Operacional (tratam das transações operacionais); Sistema de Informação Gerencial (agrupam e sintetizam os dados das operações da empresa para facilitar a tomada de decisão pelos gerentes e administradores); Sistema de Informação Estratégico (integram e sintetizam dados de fontes internas e externas para a tomada de decisão estratégica da direção).

O que é Sistema de Gestão?

Com o advento das diversas mudanças ocorridas no mundo empresarial, principalmente a necessidade pela busca da excelência, as informações passaram a ser analisada por diversos ângulos: como informação para o trabalho e relacionais; informação interna e externa; informação qualitativa e quantitativa; informação formal e informal; informação especializada; informação sobre produtividade; informação sobre o mercado e suas relações com a empresa; e outras. Como já dissemos a complexidade aumentou em muito e como consequência os riscos também. Fazendo surgir então uma necessidade de aperfeiçoamento dos Sistemas gerenciais em diversos aspectos, assim surgiu o Sistema de Gestão. Informação certa e disponível no tempo correto é determinante para que gerentes e administradores tomem decisões mais eficazes na busca de maior competitividade empresarial.

Segurança das informações?

A vulnerabilidade dos Sistemas em redes cresce em ritmo mais acelerado do que as atualizações e correções necessárias. Apesar dos antivírus e firewall estarem em todas as empresas, isso não é suficiente para que os Sistemas estejam livrem de vírus, ataques combinados, vazamento de informações ou fraudes.

A complexidade dos Sistemas em função dos números de periféricos, redes, banco de dados e outros aplicativos, exige proteção de toda a infraestrutura. Pois cada usuário está sempre conectado e acabam nem percebendo quando são vitimas de um ataque. Por esse motivo a gestão da segurança é fundamental para os Sistemas.

Como a MGODOI ® pode contribuir com a implementação de um Sistema de Gestão?

Nossos serviços são orientados por metodologias e ferramentas desenvolvidas para possibilitar o planejamento e a implementação dos Sistemas. A MGODOI ® orienta seus clientes que primeiro planeje a implementação de seus sistemas de informações, objetivando: buscar maior eficiência interna, criando uma base de informações necessárias para o bom funcionamento operacional e gerencial; administração das informações do ambiente externo; planejamento dos recursos de tecnologia da informação para suportar o Sistema de Informação envolvendo qualidade de hardware e software. O planejamento do Sistema de Gestão é uma atividade que define o futuro desejado para os Sistemas da empresa, o modo que deverão ser suportados pelas tecnologias.

A MGODOI ® possui metodologicamente estruturados os Sistemas de Gestão: pela Qualidade (Operacional), Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, que podem ser implementados de forma rápida e eficaz e com possibilidades de serem certificados por OCC – Organismos Credenciado Certificador.

Como a MGODOI ® pode contribuir com a implementação de um Sistema de Gestão Integrado – SIG ou SGI?

Como vimos um Sistema são várias partes trabalhando juntas. Vamos imaginar então, vários Sistemas trabalhando juntos, dá para perceber uma grande chance de que as informações sejam geradas e analisadas de forma inadequadas. A MGODOI ® através de seus consultores capacitados e apoiados em metodologias já testadas, proporciona às empresas uma implementação de sistemas de forma eficaz e integrados entre si, visando sempre um fluxo mais confiável e menos burocrático dos dados, informações e conhecimentos, possibilitando: o acesso rápido; a integridade e veracidade; e a tomada de decisão eficaz.

Entre em contato:

MGODOI Consultoria Empresarial – Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1630 – Sala 202 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP 30.170–081
(31) 3267-0385  –  mgodoi@mgodoi.com.br