Curso de Gestão: Engenharia do Valor Econômico | MGODOI® Consultoria Empresarial

Curso de Gestão: Engenharia do Valor Econômico aplicada na gestão da qualidade e em projetos de construções

Objetivo:

Transmitir os princípios básicos da metodologia de Engenharia e Análise do Valor (EAV). A metodologia é um processo sistêmico de planejamento, criatividade e inovação em equipe para desenvolver projetos de produtos, processos e serviços mais simples e sustentáveis, com menos desperdícios e maior valor agregado.

Justificativa:

A metodologia de Engenharia e Análise do Valor (EAV) é adequada para viabilizar a nova norma de desempenho de edificações NBR-15575, pois assegura um projeto com a melhor relação custo-benefício. A metodologia é aplicada a mais de 70 anos em países como EUA, Japão e Europa e mais recentemente vem sendo aplicada em pequenas e grandes empresas no Brasil, como a Racional e a Método Engenharia (http://www.metodo.com.br/porque-a-metodo/valor-cliente.aspx). É obrigatória em projetos acima de R$ 10 milhões da SUDECAP e no DER-MG.

Público Alvo:

Arquitetos, Engenheiros e demais profissionais de nível superior (ou em curso), das diversas áreas do conhecimento na organização: Projetos, Planejamento, Produção, Custos, Qualidade, Suprimentos, Manutenção, Meio ambiente, Saúde e Segurança, Marketing e Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1:
•    Paradigma da Sustentabilidade;
•    Sustentabilidade baseada em valores;
•    Pegadas humanas;
•    Valor econômico x Desperdício;
•    Abordagens da Engenharia e Análise do Valor;
•    Definições;
•    Histórico;
•    Consagrações;
•    Campos de aplicação;
•    Valor econômico orientado a Sustentabilidade;
•    A implementação da Gestão do Valor na organização;
•    A abordagem funcional e a abordagem criativa;
•    Fases de trabalho do projeto de engenharia do valor;
•    Exemplos nacionais e internacionais da aplicação da Engenharia do Valor na Gestão da Qualidade (Quality Value Engineering) e em projetos de construções (Constructability Value Engineering);
•    Apresentação de 04 estudos de casos.

MÓDULO 2:
•    Exercícios práticos sobre a metodologia de Engenharia e Análise do Valor

Incluso:
Certificado, apostila impressa e CD-ROM com artigos técnicos.

Datas e horários de realização:

MÓDULO 1
Carga Horária: A definir
1º turma – Em breve
2º turma – Em breve

MÓDULO 2
Carga Horária: A definir
Pré-requisito: ter participado do Módulo 1
1º turma – Em breve
2º turma – Em breve

Palestrante:

Luiz Geraldo Crespo Arruda

Minicurrículo:
Engenheiro Civil, ênfase em Transportes e Logística (E.E. Kennedy-2002). Especialista em Qualidade e Produtividade (UFMG-2003). Especialista em Sustentabilidade no ambiente construído (UFMG-2009). Especializando em Gestão Estratégica da Informação (UFMG-2011). Pós-graduado pelo IETEC em Gestão de Projetos(2004), Engenharia de Vendas(2005), Gestão de Custos(2004) e em PmaisL-Produção mais Limpa (UNEP/FIEMG/CNTL-2010).
Afiliado a ABEAV-Associação Brasileira de Engenharia e Análise do Valor e a UBQ-União Brasileira para a Qualidade. Foi membro do comitê de Avaliação da Sustentabilidade do CBCS(2008) e do comitê de Sustentabilidade do CREA-MG(2009). Atua desde 1997 em empresas de engenharia, na área de planejamento e valorização de produtos e negócios. Desde 2010 é consultor FIEMG/SENAI em Consumo e Produção Sustentável na Indústria no programa MINAS SUSTENTÁVEL, e consultor associado da MGODOI. Desde 2007 é diretor da ELEGE Engenharia do VALOR & Sustentabilidade.

Investimento:

MÓDULO 1
R$ 490,00 por inscrição
Descontos: (com comprovantes)
20% para pessoas da mesma empresa – A definir
30% para estudante (nível 3º grau) – A definir

MÓDULO 2
A definir
Descontos: (com comprovantes)
20% para pessoas da mesma empresa – A definir
30% para estudante (nível 3º grau) – A definir

MGODOI Consultoria Empresarial – Belo Horizonte
Rua Santa Catarina, 1630 – Sala 202 – Lourdes – Belo Horizonte – MG – CEP 30.170-081
Telefone: (31) 3267-0385
E-mail: mgodoi@mgodoi.com.br

2 ideias sobre “Curso de Gestão: Engenharia do Valor Econômico | MGODOI® Consultoria Empresarial

  1. No seu livro Agenda, desenvolveu a idéia de incluir fornecedores e distribuidores. Toda a cadeia de fornecimento , desde as matérias primas até ao cliente, deviam ser vistos como um processo único. Por sua vez, não coincide com a teoria de M. Porters de uma cadeia de valor duas décadas antes. A diferença consiste em que Hammer incluiu formas de implementação que podem ser mais facilmente traduzidas em algoritmos de software para suportar extranets. Cada vez mais, os sistemas de informação para negócio irão orientar-se para o suporte a uma cadeia de valor, em oposição ao suporte empresarial. O modelo das ferramentas de software que representa esta nova tendência é a plataforma de suites “Sistemas de gestão empresarial p2p” também conhecidos como “gestão de fluxo de negócio” ou ainda “Oberon BWA”.

    • O gerenciamento do valor econômico de uma organização deve ser filosoficamente implementado de maneria que todos os stakeholders participantes ou afetados sejam contemplados com relacionamentos sinergicos e sustentaveis. Portanto, uma abordagem sistêmica de todo o universo da organização é fundamental para que a criação do valor e sua entrega sejam validados e devidamente reconhecidos. Att. Luiz Geraldo C Arruda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *